quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Breve introdução ao Hard Rock

Muito boa noite meus amigos roqueiros (:


Vim aqui pra fazer uma breve (como diz o título, ah vá) abertura sobre a história e o conceito do Hard Rock, um subgênero muitas vezes classificado como modelo de todo o rock. 
Por onde começamos? Acho que podemos ver as raízes desse subgênero no rock Psicodélico da década de 60, que vai marcar um estilo distorcido, com arranjos simples e riffs de guitarra potentes. O vocal geralmente apresenta uma característica aguda e/ou rouca, e a composição fundamental é bateria, baixo, guitarra, vocal. A putaria com teclados, pianos e o demônio a quatro acabou se popularizando também, e agora o fundamento harmônico entre todos esses instrumentos é necessário pra se estabelecer no estilo.

O hard rock conservou sua propriedade BLUES (Britânico, no caso), ainda apresenta aquela presença meio década de 40, com o gingado entre solos e o swing nas batidas. O hard fica meio que entre o Heavy Metal e o Rock n' Roll tradicionalista, exatamente por ser uma música veloz mas não tão freneticamente veloz como o Heavy Metal

Agora, vamos pra parte que interessa. E você se pergunta: Quais são as bandas típicas do Hard Rock? Vamos dar uma estudada, fixe seus olhos nos vídeos e ouvidos nas melodias:

Led Zeppelin

Não existe falar de Hard sem o maior símbolo do subgênero nos anos 60. O Led Zeppelin fez história, criando os álbuns mais prestigiados do estilo; Fica aí uma boa dica de como é o som característico do gênero nessa mistura blues que só o LZ é capaz de criar. Pra vocês, Black Dog:


Deep Purple

Um dos pioneiros do Hard junto com o LZ, a banda passou por diversas mudanças de formação, vários hiatos, mas continua em atividade até hoje, no fim das contas; Foram listados pelo Guiness como "a banda com o som mais alto ao vivo do mundo", pra você ver o naipe dos caras! E foi com o estouro de "Smoke on the water" (a primeira música que todo mundo aprende no violão/na guitarra) que eles ganharam o mundo em 71.


E aí abaixo mais algumas bandas hard rock que até adaptaram suas próprias vertentes ao ritmo: O exemplo perfeito é o Rush, que fez do Hard Rock uma abertura pro progressivo, ou do Guns n' Roses, que levou uma puxada diferente nos últimos anos de sua formação original... Enfim, deliciem-se. A seguir, algumas das minhas favoritas no Hard:

Bad Company


KISS (Consequentemente meio Glam e Heavy Metal)


Boston


Aerosmith (a eterna mistura de Heavy Metal e Hard Rock)


Heart (Hard Rock feminino <333)


Rush (o futuro do progressivo)


Van Halen


Guns n' Roses


Ok, qual a conclusão que podemos tirar do Hard Rock? Ele repercutiu em todos os outros subgêneros do rock, melhorou e aperfeiçoou o ritmo tornando as batidas e melodias mais incrementadas, melhorou o rock como temos hoje. Eu vou falar sobre essas bandas aleatoriamente aqui através do tempo e vamos discorrendo sobre álbuns, vendas, videoclipes, enfim, sobre histórias dentro do Hard Rock, que na minha opinião foi o ritmo que mais trouxe lendas ao mundo antes do Heavy Metal.

Por hoje é só, espero que tenham gostado e até a próxima, filhos da puta \o\ - QUEM GOSTOU AE DÁ UM GRITO! *aaaaa*

(E enquanto vocês mostram essa postagem pros amigos de vocês eu me delicio vendo o Axl pulando nesse clipe de Paradise City.. Convenhamos, é justo, não?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário